Você se casaria com a mesma pessoa?
Por Antunes de Lima | Colunista
Sábado, 03 fevereiro 2024
Estou participando, no Facebook, de um grupo interessado em aprender e aperfeiçoar o idioma italiano. Temos uma excelente coordenadora italiana, que faz uma pergunta todos os dias. O nome do grupo é “Parliamo in italiano”. Falamos em italiano. Em 19 de janeiro, a pergunta foi: “Se potessi tornare indietro sposeresti la stessa persona?” Traduzindo: se você pudesse voltar atrás, casaria com a mesma pessoa?
Esta questão teve 265 respostas! Foi uma verdadeira pesquisa de como anda o casamento em nossos dias. A primeira resposta foi “É uma pergunta perigosa!”. Fiquei pensando por que “perigosa”? Talvez poderia provocar uma desavença entre o casal. Uma colega escreveu: “Nunca, jamais! Se pudesse voltar atrás, não me casaria com a mesma pessoa, pois quando a gente era jovem não tinha as exigências de hoje.” É, as circunstâncias mudam! Os valores são outros!
A Maria – nome fictício – afirmou: “Nunca mais, absolutamente nunca mais! Meu ex-marido é um desconhecido para mim e para minha filha”. Que triste! Depois de um amor intenso e uma filha, o homem some e não dá mais atenção nem para a filha, seu sangue!
Um colega homem escreveu: “Se pudesse voltar atrás me casaria com outra pessoa. Tenho sorte que minha mulher não entende italiano!” Claro, se a esposa deste fulano fosse ler no Facebook dele, seria o fim! Como ela não entende nada de italiano, o sujeito fica salvo! Mas, no Facebook, temos a tradução disponível!
Este desabafo de outra colega é interessante: “Não, não casaria, pois deixei ir embora o verdadeiro amor e depois conheci o meu marido. Nossa relação de 13 anos não era má e agora somos somente amigos. Mas, se pudesse voltar atrás, ficaria com aquele verdadeiro amor!” Ainda bem que continuam amigos! Inimigos faz mal para os dois.
Esta é interessante: “Não me casaria nunca mais! A vida conjugal é muito difícil e tem muitas exigências!” Esta mulher preferia, então, ficar solteira. Diz o ditado: antes só que mal acompanhado. Isto serve para ela, acho!
Tem também muitos depoimentos positivos. Por exemplo: “Sim, somos muito felizes e casados a 45 anos. Temos 3 filhos e 4 netos. Casaria de novo!” Esta outra declaração é muito legal: “Se pudesse voltar atrás, casaria com o mesmo homem com quem estou casada a 21 anos. Casaria com ele mil vezes em mil vidas”! Apaixonada e feliz!
Mais uma linda declaração: “Absolutamente, depois de 35 anos acho que fiz a melhor escolha, porque meu marido é um homem maravilhoso!” Quem não gostaria de receber este elogio de sua esposa?! Eu também!
Conferindo outros depoimentos, encontro dezenas de “não”, “não”, “jamais” e “talvez”. Para concluir esta coluna transcrevo esta declaração de amor de uma mulher do grupo: “Casaria mil vez com a mesma pessoa. Sou muito sortuda e abençoada”!
E você, se pudesse voltar atrás, se casaria com a mesma pessoa?
*Entre em contato com o colunista através do e-mail: antunesdelima@uol.com.br O colunista participa de forma voluntária com seus artigos. A opinião do colunista não necessariamente reflete a posição desta mídia.
O Vale News | Notícias de Bento Gonçalves e Região
Fundado em 22 de abril de 2017