Prefeituras de Giruá e Santo Ângelo firmam parceria para reconstrução de ponte
Por Vinni Maciel
Quinta, 25 janeiro 2024
Uma nova ponte deverá ser construída sobre o Rio Comandaí, ligando Giruá e Santo Ângelo, conforme foi anunciado pelos prefeitos de ambos municípios localizados na Região das Missões.
Ponte destruída entre os dois municípios gaúcho afeta as comunidades e prejudica o escoamento da produção agrícola
Foto: Prefeitura de Giruá/Divulgação
O encontro entre os dois gestores municipais na manhã da quarta-feira (24), em Santo Ângelo, culminou com uma parceria para a construção da nova ponte, ligando as localidades de Rincão dos Beck (Giruá) e Cristo Rei (Santo Ângelo).
No final de 2023, a estrutura da ponte foi destruída pelas águas do Rio Comandaí, em razão do grande volume de chuva sobre a região missioneira.
Antes da ponte sair do papel, os prefeitos afirmaram que o primeiro passo para a viabilização da obra será a realização de um estudo técnico, que deverá definir o investimento para a construção da nova estrutura, que será custeada com a divisão dos valores através de convênio entre os dois municípios, mediante critérios definidos pelos departamentos jurídicos das duas prefeituras. Posterior à essa etapa, a obra será encaminhada para licitação.
As prefeituras não informaram quando será realizado o estudo técnico. Além disso, também não foi apontado se a nova ponte será de alvenaria (concreto) ou de madeira. Também não foi informado se a travessia será de uma pista (um veículo por vez) ou de duas pistas direcionais, ou seja, que permite a travessia de veículos em sentidos diferentes ao mesmo tempo. Quanto a sinalização de trânsito vertical e horizontal, não foi detalhado, no entanto, deverá estar incluso no estudo técnico e no projeto.
O Vale News | Notícias de todo o planeta
Fundado em 22 de abril de 2017