Últimas Notícias

Anos, amores e taças de vinho

Por Antunes de Lima
Sábado, 27 janeiro 2024

Quando lhe perguntarem quantos anos você tem, diga “deixa lembrar”! Devolva a pergunta. Quantos você acha que eu tenho? Normalmente, a pessoa não acerta, porque cada um de nós temos uma genética diferente. Uns têm mais rugas no rosto e são dez anos mais velhos do que a idade real. Outros, com uma pele lisinha, parecem muito mais jovens do que são realmente.

Bom mesmo é não contar os anos vividos! Estamos bem hoje, vamos em frente! Muitos vão para o Paraíso muito jovens. Morrem em acidentes. Levaram uma bala perdida. Contraíram uma doença feia. Infelizmente, ouve-se estas notícias todos os dias.

Muitos de nós – quero me incluir neste grupo – vamos chegar perto dos 100 anos de idade! Desde que seja com saúde, ótimo! Azar de quem passa dos 100 e depende de outras pessoas para se locomover, se alimentar, fazer suas higienes. Ninguém escolhe o futuro. Pode-se preparar com os devidos cuidados. Revisões médicas periódicas, alimentação saudável, exercícios físicos, pensamento positivo e espiritualidade.

Nunca somos “velhos demais” para nos reinventar. Procurar aprender algo novo todos os dias. Pessoalmente, estou me aperfeiçoando em cinco idiomas com aulas online todos os dias. Já completei curso de italiano e leio jornais e livros neste belo idioma. Agora estou estudando – ao mesmo tempo – francês, inglês e espanhol. E português! O cérebro precisa de exercício! Parado ele morre! Cabe milhões de informações em nossa cabeça! Sempre tem espaço para algo mais. Ocupamos nem dez por cento do podemos!

Amores! Temos diversos para exercitar. Começamos por amarmos a Deus e a nós mesmos! Depois, ao próximo. Os mais próximos são os de nossa família: pais, irmãos, cônjuge, filhos, tios, primos. Não esquecendo os avós!

O amor é o combustível de nossos dias! Deixa o coração alegre! Sorriso nos lábios! Olhos brilhando! O corpo todo saudável! Força para vencer as dificuldades e superar qualquer obstáculo!

A vida é curta! Nascemos, crescemos e vamos para o fim da jornada. Vivamos intensamente! Aproveitemos e vamos comemorar todos os bons momentos! Quem gosta, inclua uma boa taça de vinho! Moderadamente. Boas taças de vinho, com familiares e amigos, deixam todos mais felizes! Até o Cristo gostava de vinho. E do bom! Veja a narrativa das Bodas de Caná, quando faltou vinho e Ele transformou água no melhor vinho da festa!

Finalizando, curta seus dias com muito amor e erga sua taça, se quiser, esqueça o passado e sorria para o futuro!

*Entre em contato com o colunista através do e-mail: antunesdelima@uol.com.br  O colunista participa de forma voluntária com seus artigos. A opinião do colunista não necessariamente reflete a posição desta mídia.

O Vale News | Notícias de Bento Gonçalves e Região
Fundado em 22 de abril de 2017