Lula deve visitar Lajeado, onde perdeu duas vezes nas eleições de 2022
Por Vinni Maciel
Sábado, 09 março 2024
O petista Luiz Inácio da Silva - Lula e pelo menos sete ministros deverão desembarcar no estado do Rio Grande do Sul na manhã da sexta-feira (15), com destino as cidades de Porto Alegre e Lajeado, informou o ministro Paulo Roberto Severo Pimenta, também petista, da Secretaria de Comunicação Social da Presidência.
Foto: Brenno Carvalho/Reprodução
O motivo da visita ao município de Lajeado, no Vale do Taquari, Lula pretende dialogar com políticos, empresários e representantes da comunidade para apresentar um balanço das medidas tomadas pelo governo federal em relação ao auxílio para os moradores afetados pelos eventos climáticos no ano passado. O encontro deve ocorrer na Universidade do Vale do Taquari (UNIVATES).
Em Porto Alegre, Lula deve visitar o governador do Estado e um grupo de empresários na Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (FIERGS). Há uma especulação da visita do vice-presidente, Geraldo José Rodrigues de Alckmin Filho (PSB), conhecido popularmente pela "fraude da merenda" durante a sua gestão como governador no Estado de São Paulo, e atualmente acumula o cargo do Ministério da Indústria e Comércio.
O ministro Paulo Roberto Severo Pimenta destaca que essas são informações extra-oficiais, por outras palavras, o roteiro de Lula no território gaúcho não está cem por cento definido, no entanto, o cronograma da visita do petista deve ser repassado à imprensa nos próximos dias com os nomes dos municípios, locais e horários.
Em Lajeado, Lula foi derrotado nas urnas em duas ocasiões nas eleições de 2022, no primeiro turno, quando o petista fez apenas 16.705 votos, sendo que Jair Messias Bolsonaro, conquistou 29.372 votos. Já no segundo turno, Bolsonaro saiu vitorioso com 31.987 votos, enquanto que Lula, teve queda de preferência em relação de um turno para outro, ficando com 16.271 votos, conforme dados do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul (TRE-RS).
Desde a posse no dia 1º de janeiro de 2023, Lula não marcou presença no município de Lajeado, no entanto, Rosângela da Silva, conhecida como Janja, esposa do petista e primeira-dama do país, esteve no município gaúcho em setembro de 2023, porém, não deu muito certo, já que um grande grupo de pessoas a chamaram de "Michele Bolsonaro", o que prova a força de Jair Bolsonaro entre os residentes da Capital do Vale do Taquari, como é conhecida a cidade de Lajeado.