China deve inaugurar megaporto na América do Sul no segundo semestre de 2024
Por Vinni Maciel*
Sexta, 19 janeiro 2024
O megaporto que está sendo construído na cidade pesqueira peruana de Chancay, deve ser inaugurado pelos chineses ainda em 2024, conforme informações divulgadas pela agência Reuters.
Foto: AFP/Reprodução
O empreendimento chines de cerca de 3,5 milhões de dólares, dará à China o controle de uma importante porta de entrada para a região rica em recursos, sendo assim, uma rota comercial rápida entre América do Sul e Ásia.
O terminal será o primeiro controlado por Pequim na América do Sul, que receberá grandes cargueiros nas águas profundas de Chancay, que poderão ir diretamente para a Ásia, o que representa um corte de mais de duas semanas para alguns exportadores, principalmente para grãos, como soja e milho, além do cobre um metal destinado à produção de aparelhos elétricos, de telefones e entre outros.
As autoridades de Pequim e Lima esperam que Chancay se torne um novo centro regional de exportação, tanto para o país andino rico em cobre, como para os agricultores do oeste do Brasil, cujos carregamentos de soja atualmente atravessam o Canal do Panamá.
A primeira fase do megaporto Chancay, é controlada maioritariamente pela estatal chinesa Cosco Shipping Ports, deverá ser concluída em novembro deste ano. O terminal faz parte do projeto "Belt and Road" que a China vem realizando há uma década, deixando os Estados Unidos e a Europa em situação delicada no cenário mundial, no entanto, estadunidenses e europeus tentam frear a ascensão chinesa na América Latina. A força comercial de Pequim ajudou-a a ganhar aliados e influência em fóruns políticos, financeiros e tecnológicos.
Pequim afirma que o seu comércio e investimento na América Latina são uma fórmula vantajosa para ambos os lados.
*com informações de Marco Aquino e Adam Jourdan - Agência Reuters.
O Vale News | Notícias sobre economia global e política
Fundado em 22 de abril de 2017